28 de abr. de 2011

20 de abr. de 2011

Ubaporanga, ganha viatura policial.

Na sexta-feira 11 de março, o comandante da Polícia Militar, major Wanderson Santiago, entregou ao destacamento de Ubaporanga mais uma viatura operacional.

A cerimônia de entrega contou com a presença de várias autoridades, como o tenente Gomes, sargento Sabino, comandante do destacamento em Ubaporanga, o chefe de gabinete da prefeitura, Hélio Carlos Hibner, o secretário de Ação Social, Cesarino Alves Pereira Neto, os integrantes do Juizado da Infância e Juventude, José Soares da Cruz e Antônio de Souza Rodrigues, representantes da diretoria do Conselho de Segurança Pública (Consep), André Luiz Silveira da Cruz (Presidente), Geralda Maria (vice-presidente), Nilciley Dornelas Ferreira e Neném do Táxi (secretários), Marcelo Viana (tesoureiro), e vários representantes da comunidade.              
O major Santiago falou da importância do interesse da população de Ubaporanga na instalação do Consep. “A gente fica satisfeita em ver o empenho da população em nos ajudar a melhorar a segurança pública, e o resultado dessa parceria entre comunidade e PM com certeza trará ótimos frutos para Ubaporanga”. 

O oficial destacou também que esta outra viatura era um compromisso que ele mesmo havia assumido com a comunidade e o Consep local. “Sabemos das dificuldades encontradas pelo sargento Sabino para patrulhar e atender todo o município, Ubaporanga é muito grande, (e a viatura) não é o suficiente para resolver, mas já melhora e muito o trabalho dos nossos policiais na sede e zona rural do município”.     

O sargento Sabino agradeceu ao major pela viatura e à comunidade pela parceria na construção da unidade policial em Ubaporanga, já que todo material usado na construção está sendo doado pela comunidade e a prefeitura se encarregou da mão de obra. O sargento pediu que a comunidade continue ajudando com as doações, pois ainda falta muito para o término da construção.               

Com mais este veiculo a cidade contará agora com dois automóveis para atender as ocorrências.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que significa CONSEP?
Conselho Comunitário de Segurança Pública.

O que faz o Conselho de Segurança de Ubaporanga?
Colabora com as Polícias Civil, Militar e do Meio Ambiente, propondo ações  e  buscando soluções para os problemas de Segurança Pública.

Ubaporanga tem Conselho de Segurança?
Sim, o Conselho de Segurança de Ubaporanga existe desde novembro de 2003.

Posso participar do Conselho de Segurança?
Sim. O Conselho é formado por cidadãos voluntários e dispostos a  trabalhar pelas causas sociais. Participe e dê a sua colaboração!

Quando e onde acontecem as reuniões do Conselho?
As reuniões acontecem todas as últimas quinta-feira de cada mês, às 19h30 no Salão do André. Venha conhecer as ações do Conselho.

Quais foram as principais ações do CONSEP Ubaporanga?
1 – Construção do quartel próprio e amplo (EM ANDAMENTO)
2 – Aquisição de um veículo FIAT para uso da Policia Militar no patrulhamento no município.
3 – Reuniões comunitárias com entidade diversas
4 – Envolvimento e acompanhamento na “Campanha do Agasalho”
5 – Envolvimento e acompanhamento na campanha “Arrecadação de donativos de vítimas de calamidade”

19 de abr. de 2011

Diretoria

Depois de ter sido eleita por unanimidade, tomou posse a nova diretoria do Consep, que tem como objetivo a promoção da paz, a valorização da vida e a autodefesa comunitária, buscando o espírito de cooperação e solidariedade recíproca em benefício da ordem pública e do convívio social.


Presidente – André Luiz Silveira da Cruz
Vice-presidente – Geralda Maria da Silva

Primeiro Secretário – Nilcilei Dornellas Ferreira
Segundo Secretário – Geraldo de Abreu Fernandes

Tesoureiro – Marcelo Morais Viana

Diretoria Social – Patrícia Miriam Lourdes
Suplente – Gilson Santiago Leandro

Membro Nato – Sargento Sérgio Sabino de Moura

Conselho Fiscal – Inácio Fernandes Moreira
                             Antônio de Souza Rodrigues
                             Adélcio Cândido da Silva.
Suplente – Sebastião de Souza Rodrigues
                  Vander de Souza Rodrigues
                  Cleider Rodrigues de Viveiros.

14 de abr. de 2011

Conceito

Conselho Comunitário de Segurança Pública é uma entidade de direito privado, com vida própria e independente em relação à Polícia Militar ou a qualquer outro órgão público; modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação garantido no art. 5o, XVII, da Constituição Federal / 1988, e que tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um Município.

Está organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Assim, o CONSEP é um inovador ambiente de exercício da cidadania, em que os moradores residentes no espaço por ele abrangido, inteiram-se do trabalho da Polícia Militar e dos órgãos de Defesa Social, tomam consciência da complexidade da intervenção no fenômeno da criminalidade e se mobilizam no sentido do acionamento de outros setores públicos.

Permite, por sua natureza, organizar pessoas e segmentos da sociedade civil para agir nas raízes de problemas crônicos que normalmente deságuam em crimes, como o ingresso de adolescentes e jovens no mundo das drogas, o desemprego e o alijamento social.

É também o local de debate e de promoção da solidariedade entre vizinhos, entre condôminos, entre classes profissionais ou segmentos da comunidade que de algum modo estejam mais expostos à ameaça da criminalidade, como taxistas, motoristas e auxiliares de coletivos, proprietários de estabelecimentos comerciais, comunidade escolar e outros.

É, ainda, o meio de se criarem redes de proteção, nas quais indivíduos reúnem-se e discutem alternativas para colaborar,com atitudes e cuidados objetivos no seu dia-a-dia, para que infratores da lei tenham minimizado as possibilidades de atingir seus intentos delituosos, obstaculizando, portanto,as oportunidades para a prática de infrações, especialmente as que interferem mais na tranqüilidade pública.

Dessa forma, o CONSEP pode vir a ser o que já representa em essência: um espaço fundamental na edificação de um mundo mais solidário, menos violento, mais organizado, mais livre.